Mais saúde e vida para elas
Segundo pesquisadores, mulheres que bebem uma taça de vinho ou meio litro de cerveja por dia tendem a ter uma velhice mais saudável
Mulheres que tomam bebidas alcoólicas de maneira moderada todas as noites tendem a envelhecer com mais saúde. É o que afirma uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard. O estudo, publicado na revista científica PLoS Medicine, concluiu que aquelas que bebiam com moderação – meio litro de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado por dia – tinham chances bem maiores de chegar com saúde aos 70 anos do que as que bebiam demais ou do que as abstêmias.

A análise dos hábitos de 14 mil mulheres também concluiu que é melhor beber menores quantidades ao longo da semana que concentrar o consumo de álcool nos fins de semana. Estudos anteriores já mostraram que o consumo moderado de álcool – não mais do que duas ou três unidades por dia – está ligado a um menor risco de problemas cardíacos e outras doenças.

Em comparação com abstêmias, mulheres na faixa dos 50 anos que bebiam de 15g a 30g de álcool (uma a duas bebidas) por dia tinham 28% mais chance de atingir o que os cientistas americanos chamaram de “envelhecimento saudável”, que significa um bom nível geral de saúde, livre de problemas como câncer, diabetes e doenças cardíacas a partir dos 70 anos.
Além disso, cientistas também mostraram que o álcool pode ter um impacto positivo no corpo, reduzindo a incidência de inflamações, colesterol alto e resistência à insulina.
Para alcançar os benefícios não é preciso exagerar na dose. “Quantidades moderadas de álcool podem oferecer alguma proteção contra doenças cardíacas, especialmente para mulheres que já passaram pela menopausa, mas é importante não exagerar”, diz Natasha Stewart, da ONG British Heart Foundation.














